domingo, 11 de maio de 2008

Pra Começar...


Olá eu sou Danielle Júlio e sou uma das autoras desse blog, pra começar vou explicar um pouco da finalidade dele.

Tudo começou quando eu e o Felippe nos conhecemos na faculdade. Nós queríamos que as coisas acontecessem, queríamos escrever e não só fazer exercícios, depois de muitas tentativas fracassadas com outras pessoas resolvemos fazer um blog nosso, um blog que tivesse a nossa cara, a nossa vibe.
Dai surgiu o Caixa Alta. E aqui você vai ler o que acontece. Na visão de dois jornalistas em formação, de uma maneira simples e com comentários de convidados especiais toda semana.

Bom é isso. Bem Vindo ao Caixa Alta.

E hoje vamos começar de cara com um comentário de Vinícius Souto que é também um estudante de jornalismo e um amigo meu e do Felippe que nos presenteou com um belo comentário.

"Êta fome

A imprensa é faminta. E comida não tem toda hora. Aquele almoço com aquele prato cheio, então...

O caso Isabella exemplifica. Garotinha arremessada pela janela de um prédio é notícia. Investigação também. A morte comoveu o país, tocou consciências e amoleceu corações. Mas, peraí, precisa de tudo isso? Os jornalistas, obcecados pelo furo, aglomeram-se em torno de nada e entopem a cabeça do cidadão com pseudo-verdades. Caos. Criam expectativa, pressionam a polícia, julgam e condenam antecipadamente. Não se contentam mais em contar histórias, o intuito, agora, é protagonizar.

Conseguir mais que o concorrente, estar na cara do gol, informar “minuto-a-minuto”, em tempo real, com entrevistas exclusivas. Não há o que dizer. Ofereçamos tempo ao tempo. Sem regurgitar. A notícia quando for prudente. Do contrário, fica vazio de significado, difícil até de redigir. Como escrever na famosa pirâmide invertida? É quase impossível optar pelo mais importante. Nada é importante. Cortar pelo pé? Fácil. Corta tudo.

A mídia proporciona o espetáculo. E como todo entretenimento precisa de público, tem. Ao vivo ou não. Famílias reúnem-se no domingo para ver o que o abominável Nardoni vai dizer. Jovens acessam as fotos da doce Isabella no Youtube. Curiosos e oportunistas passam o dia em frente ao prédio-estrela, claro, munidos de faixas, tintas e um pão com mortadela.

A chamada grande imprensa, aproveita-se para omitir fatos, talvez, de maior relevância. Usa casos desse tipo para evitar análises mais profundas e reveladoras que vão de encontro à “lógica do sistema”. Há muito tempo que o capitalismo não agoniza como hoje. As esquerdas ganham poder na América Latina, como Lugo, no Paraguai. Os movimentos sociais lutam por democracia. Centenas de crianças morrem de fome por dia. Jornais, tevês e revistas “não perdem tempo com tamanha chatice”.

Cobrir o caso Isabella pendeu ao lugar-comum. Os jornalistas merecem mais. A família e os acusados, respeito. Os cidadãos, consideração. Dá pra comer bem, sem comer toda hora, com exagero. Vamos manter a forma, eliminar e repudiar a gordurinha localizada. Sejamos inteligentes a ponto de saber como pegar o garfo e a hora de levá-lo à boca.


Lá vamos nós

O caso de Ronaldo e suas amiguinhas também causou estardalhaço. Serviu, ao menos, para mudar o foco, até então, nos Nardoni. Ouvir André-Andréia em programas vespertinos detalhando o fato e prometendo escrever autobiografia é jocoso. Ronaldo, ídolo da minha geração, com olhos inchados, tendo que explicar e lamentar é piada.

Deveria, sim, se preservar. Afinal todas as câmeras estão preparadas pra flagrar o tropeço de uma estrela internacional. Mas julgar preferências ou atitudes em espaço privado, não cabe a ninguém, muito menos à imprensa. As conseqüências recairão sobre ele. A Ronaldo cabe discernir.

Novamente, um prato cheio. Quer coisa mais temperada? Tudo vira notícia. A cueca dele e delas (?), o período no motel de “quinta categoria”, o cabelo descabelado. Explorar até esgotar. Mas o silêncio demora a chegar.

Seguimos nós vivendo sob um jornalismo ansioso, incipiente e faminto.

Vinícius Souto, apesar de tudo, é feliz e come bem."


2 comentários:

Anônimo disse...

Muita sorte e coragem nessa nova empreitada!

Unknown disse...

legal dani gostei!!